afiliados

início sobre ʕ•ᴥ•ʔ

um blog como outro qualquer. ou muito possivelmente pior do que qualquer outro. sou a lili, 22 anos, sp, gosto de ler, escrever e falar sobre k-pop. adoro ursos. mais?

o blog blogroll + mais

1Q84, a trilogia de haruki murakami

Olá, meus caros ursinhos! Como estão vocês? Eu vou muito bem, obrigada por perguntar. Hoje o post vai ser um tanto quanto experimental, pois eu nunca fiz de fato uma resenha de um livro. Depois de longos 3 (ou mais) meses de leitura, eu finalmente terminei de ler 1Q84. Foi uma experiência muito proveitosa, onde eu me diverti e aprendi bastante sobre mim mesma e sobre o mundo ao meu redor. Obviamente eu não deixaria de falar dessa leitura por aqui, já que me marcou muito e já que esse é um lugar onde eu quero falar das coisas que eu gosto, e esse livro com certeza está incluso em uma dessas coisas. 

Vamos começar por partes.

Primeiramente, como definir a escrita de Haruki Murakami? O jeito que ele escreve é extremamente descritivo e detalhado, pra mim é como assistir a um filme cheio de cenas vívidas. Eu adoro os parágrafos mais longos que descrevem como um personagem está se sentindo, assim como gosto das descrições das cenas e de todas as coisas ao redor. É muito fantástico. Com certeza foi algo que me prendeu desde o início. Pra mim, não importa exatamente o conteúdo do livro, mas a escrita cativante faz com que eu me sinta na obrigação de continuar a ler, só pra poder continuar aproveitando da sensação boa que ela me traz. 

Por isso, comecei a ler 1Q84 sem nem saber do que se tratava o livro. Já que li outros livros do mesmo autor e já tinha uma ideia breve do que me esperava. Aí só comecei a ler, sem ler a sinopse nem nada. E acho que é bem mais divertido ler assim. Mas como é uma resenha, vou deixar aqui uma prévia da história.

Tóquio, 1984. Aomame, uma mulher que esconde sua profissão de assassina, é enviada para matar um homem numa missão que mudará drasticamente sua vida. Em paralelo, Tengo, professor de matemática e aspirante a escritor, se envolve em um misterioso projeto de reescrever o romance Crisálida de ar, composto por uma menina de 17 anos. De forma alternada, as duas narrativas convergem, e aos poucos o leitor descobre o verdadeiro elo entre elas. (Skoob)


O livro tem muitas referências a cultura popular, como esperado de qualquer obra do Murakami. Tem referências a música, autores famosos, psicologia, enfim, bastante coisa. Você aprende muito enquanto lê. Outra coisa legal é que os personagens são muito cativantes, é quase impossível deixar de gostar de alguém (se bem que eu peguei um ranço do Ushikawa no início, mas depois aprendi a gostar dele). Todos eles têm suas particularidades, e a gente vai conhecendo cada uma delas no decorrer da leitura. Mesmo nas coisas mais simples, você percebe uma profundidade. Eu pelo menos me senti assim lendo. Cada detalhe de um personagem, por mais simplório que fosse, trazia significado à trama e deixava tudo mais claro. Eu amei isso.

O universo da obra é muito interessante. O Povo Pequenino, a história da Sakigake, a Crisálida de ar, as duas luas no céu, tudo isso é muito legal de acompanhar, você se sente imerso naquele universo e a vontade é de nunca mais sair. 

Mas, sinceramente, não espere algo que faça muito sentido o tempo todo, ou que absolutamente tudo seja esclarecido no final da trama. O Murakami tem um estilo de narrativa muito único, e uma das coisas que muitos amam e muitos odeiam é justamente isso. Às vezes uma coisa ou outra fica em aberto. Pelo menos aqui não foi tão em aberto assim como em outras obras dele, pelo que eu pude notar. Até que ele esclareceu muita coisa, mas não tudo. Foi o que senti ao finalizar a obra.

E essa foi minha pequena resenha de 1Q84!! Espero que tenham gostado e que tenham se interessado pelo menos um pouquinho a ler essa obra tão boa do meu escritor favorito.

Novidades: Eu vou contar muitas coisas legais que aconteceram no mês de Maio, então fiquem ligados!! (Spoiler: eu dei aulas de reforço em uma escola!!!). Eu também criei um Instagram pro nosso blog e lá eu coloquei nossos afiliados e todas as coisinhas. Talvez eu poste lá um ou outro texto aleatório e deixe vocês a par de quando terá post novo, então se quiserem seguir, eu sigo de volta, o @ é @goldxgom.

Até o próximo post!

6 comentários:

  1. Oiee Lilian, tudo bem xerosa?

    Então, eu já li um bocado de livros mas não sinto vontade de fazer resenha deles pois a maioria é sobre trabalho e é inerente ao meu trabalho e confesso que a maioria a leitura foi maçante pra mim. Amo literatura de fantasia, auto ajuda e romances, livros sobre o meio corporativo não é minha vibe.

    Agora sobre esse livro que você leu, mesmo você explicando um pouco sobre eu mesmo assim fiquei meio confusa, parece ser realmente bom porém acredito que só lendo mesmo para tentar entender a premissa dele rsrs.

    Ansiosa para saber o que rolou dentro do mês, por favor, não demore para nos contar rsrs.

    Beijos =3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa!! Eu tô bemmm, e você Roh?

      Ahh, eu entendo bem você... Livros assim mais técnicos são meio chatinhos mesmo pra ler e acho que fazer resenhas deles não faria sentido mesmo. Eu também amo muito fantasia, é um dos meus gêneros favoritos!!

      Esse livro é muuuito confuso mesmo KKKK a história dele no começo é meio sem pé nem cabeça, e acho que só depois de um tempinho de leitura que você começa a entender melhor o que tá rolando no universo da obra. Fiquei com medo de contar demais e dar spoiler, então acho que só lendo mesmo pra entender direitinho.

      Vou contar muito em breve (tô terminando de escrever direitinho), espero que goste!! Logo logo tá ai hehe

      Beijãooo e até mais <3

      Excluir
  2. Uma coisa que eu devia e não faço é ler. Faz um grande tempo que não pego livros de ficção, e por aí vai, apenas estudo e estudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh eu também tô assim depois de ler esse livro aí, por causa da Facul falta tempo, ai só os textos mesmo que eu leio, nada pra me entreter, mas quando chegar as férias quero voltar a ler mais. Ler é muito bom!! Espero que vc possa ler mais também <3

      Excluir
  3. Tô super a fim de ler Murakami, ele é bem conhecido por essa trilogia, mas eu nunca parei pra ler algo sobre ela. Achei muito interessante, mas acho que começar logo com uma trilogia seria muita ambição minha. Gosto da proposta meio surreal dele, mesmo ainda não tendo lido nada, só ouvido falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse recomendar um livro pra começar Murakami mesmo, eu acho que recomendaria um mais curto como Minha Querida Sputnik ou até mesmo Kafka a Beira Mar, que são muuito bons, mas o meu favorito mesmo é 1Q84. Eu recomendo muito, muito mesmo!! Fico feliz que conheça ele e tudo mais, ele é bem conhecido mesmo pra quem curte literatura, principalmente literatura asiática, o que é bem legal.

      Excluir

Você vai fazer um comentário? Saiba que isso me deixa extremamente feliz e me deixa extremamente grata. Para controlar algumas coisinhas, deixo aqui algumas regrinhas pra que o bem estar se mantenha!

♡ Não xingue ninguém, mantenha sempre a educação para que fiquemos em um ambiente saudável e prospero.

♡ Quer ser afiliado? Pode deixar o link do seu blog na página de afiliados!

♡ Deixe o link do seu blog no final da sua postagem para que eu possa retribuir sua visita! ~

♡ Talvez eu demore um pouquinho para responder seu comentário, juro que não é por mal.

Muito obrigada por me visitar e por estar aqui comigo. ~ Até mais

Lista de Kaomojis
(* ^ ω ^) ☆ *:… o (≧ ▽ ≦) o…: * ☆ (o ^ ▽ ^ o) (‘. • ω •.`) (o · ω · o) (@ ^ – ^) ヽ (* · ω ·) ノヽ (o ^ – ^ o) ノ (^ 人 ^) (^ ▽ ^) (¯ ▽ ¯) (‘. • ᵕ •.`) (≧ ▽ ≦) / (♡ ˙)˙ ♡) (* ¯ ³ *) ♡ (* ♡ ∀ ♡) (♡ ゚ ▽ ゚ ♡) ♡ (¯ ▽ ¯) / ♡ (> ﹏ <) (; ⌣_⌣) (–_–) (╯_╰) (T_T) (╥ω╥) (O_O;) (⊙_⊙) (⌒ ▽ ⌒) (^ – ^ *) / (o’ω`o) ノ (✧∀✧) / (~ ▽ ¯) ~ (^ _ ^ ♪) (~ ˘ ▽ ˘) ~ (˘ ▽ ˘) っ ♨ (͡ ° ͜ʖ ͡ °)

LAYOUT E CODIFICAÇÃO POR ROH A. RAMOS DO BLOG | GNMH © 2017 - 2018