
Estudar tendo alguma condição mental que prejudique consideravelmente sua memória de trabalho, atenção ou motivação é uma tortura. Você se sente como um pedaço horrendo de falhas e inutilidade caso não consiga realizar uma das suas tarefas. Ler, escrever, fazer uma pesquisa, tudo isso se torna como grandes leões que precisam ser derrotados, às vezes em um curto espaço de tempo porque você procrastinou demais e o prazo de entrega é amanhã. Às vezes é necessário um pouco mais de gentileza consigo mesmo (como já dizia Ludoviajante), mas também algumas dicas práticas de como limpar o terreno e tornar as coisas mais simples também é uma boa ideia. Nesse post, eu reuni algumas postagens da gringa e de outros lugares, além de dicas próprias minhas pra lidar com os turbilhões de sensações que ameaçam a gente em períodos de trabalho excessivo. Eu espero que isso ajude alguém de alguma forma ~~♥.
O guia completo

Divida as tarefas em porções menores - Se você se dar tempo, poderá trabalhar com partes pequenininhas. Escrever um ensaio de 10 páginas é uma tarefa que parece muito difícil na teoria, mas saber que você tem que escrever algumas palavras por dia ou apenas fazer pesquisas o ajudará a diminuir um pouco os sentimentos. Comece (muito) antes e faça parte por parte, dividindo um enorme trabalho em porções tão pequenas por dia que talvez você nem perceba o que tá fazendo e quando vai ver, tá pronto!
COMECE! - Diga a si mesmo que você precisa fazer isso por apenas 5 minutos. Apenas 5 minutos. Nada de ruim pode acontecer com você em 5 minutos. Isso vai ajudá-lo a começar e, assim que entrar, será capaz de continuar por muito mais tempo. Confia em mim, essa funciona.
Algo é melhor do que nada - Você pode não ser capaz de memorizar todas as 20 páginas ou escrever o ensaio inteiro agora, mas se você começar e aprender uma página ou escrever meia página, você já está avançando.
Nunca é tão importante quanto parece - As coisas sempre parecem enormes e assustadoras, mas, no final das contas, nunca é tão ruim. Se você realmente diminuir o zoom, vai perceber que a coisa mais importante é apenas permanecer vivo e uma nota ruim não vai te matar.
Peça ajuda se precisar - Pergunte aos professores, pergunte aos amigos. Saiba que você não está sozinho. Se você realmente não puder cumprir um prazo ou vir para a aula, avise seu professor. A maioria dos professores são pessoas gentis e razoáveis que genuinamente se preocupam com você e seu bem-estar.
Seja gentil consigo mesmo - Não se culpe por falhar nas coisas ou sentir que não está indo tão bem quanto os outros. Basta perceber que, ao contrário de pessoas saudáveis, você está arrastando esta enorme pedra. Às vezes mais leve, às vezes mais pesado, mas é sempre um peso extra. E ainda assim você está participando da mesma corrida e está sobrevivendo. Você deveria estar orgulhoso de si mesmo. Relaxe adequadamente - Reserve um tempo para si mesmo. Faça coisas que não envolvam rolagem sem sentido. Obtenha todo o descanso de que você precisa.
+ Como organizar seu local de estudos em um dia ruim
❤ Abre as janelas e arrume sua cama! Isso faz com que você sinta que tem tudo sob controle. Depois, coloque seu material de estudo onde possa vê-los, mas pegue sempre o mínimo, pra não te sobrecarregar
❤ Coma algo saudável, como uma fruta ou uma torradinha e faça um chá (Matte, Erva-Cidreira...) ou pegue água. Ajuda a limpar os pensamentos, repor os fluidos perdidos pelo choro e a ficar hidratado! Também mantém a força para o processo de estudo.
❤ Ligue uma playlist bem calminha, como Jazz, Lo-fi ou Bossa Nova (inclusive, vai ter playlist aqui no blog em breve!). Em outra janela, ligue um vídeo de chuva em um volume mais baixo, pra recuperar as energias e focar no agora.
❤ Ajuda quando você tem um perfume suave ou calmante para acalmá-lo. Você pode acender um incenso e pode também usar creminhos de mão.
Referências
Olá Lilian, como vai?
ResponderExcluirLendo seu post, lembrei quando ainda estava fazendo faculdade e as crises de ansiedade que me davam, nossa era horrível pois vinham do nada e sempre em momentos inapropriados, era realmente tenso e triste.
As suas dicas são tão boas, são ações tão simples mas que ajudam tanto as pessoas não sabem o quanto..
Pasma que você tem 18 anos, um nenê ainda haha <3
Beijos more =3
Ooi Lilian, essa é a primeira vez que apareço aqui e fiquei feliz de encontrar um cantinho tão confortável de ler e já estou seguindo.
ResponderExcluirEsse post é tão necessário, e eu amei ler, e eu amei as dicas que serão muito úteis pra mim, obrigada por compartilhar.
Até a próxima.
Oi bebê desculpa não aparecer aqui antes, ainda não li a postagem :( mas, queria dizer que o layout ficou um amorzinho <3 Espero que você esteja bem e se cuidando. AAAAA EU VOU VOLTAR PRA COMENTAR ISSO DIREITO!!!
ResponderExcluir