continue a andar, apesar de tudo

dezembro 26, 2025

Oi! Sei que a probabilidade de alguém ler isso é mais baixa do que nos anos anteriores, mas isso não me desanima de escrever. Pra ser honesta, ainda não chequei se os blogs que costumava acompanhar no passado ainda estão ativos, mas a verdade é que muita gente acabou deixando de lado a arte de blogar com o passar do tempo, incluindo eu. Confesso que das poucas atividades que mantenho como hobbies, escrever sempre será uma das que tenho um apreço tão genuíno que, de forma irônica, é difícil colocar em palavras. Gosto de escrever assim como gosto de me expressar através da fala, mas escrever tem um quê de único que nenhuma arte é capaz de imitar. Escrever é silencioso, solitário, profundo e, em alguns momentos, fantasioso. É como se aventurar na sua própria imensidão, se deixando levar para até onde seus pensamentos podem te guiar, seja algo doloroso ou prazeroso de sentir. Às vezes leio algo escrito por mim no passado e não acredito que pude pensar em algo do tipo, como se minhas habilidades fossem bem maiores do que havia imaginado a princípio (e, na maioria das vezes, realmente são). 

Se eu disser que continuei praticando a arte da escrita, eu estaria mentindo. Abandonei essa arte porque, pra ser honesta, estava um pouco cansada e é difícil pra mim conciliar as coisas da vida com o que eu amo fazer, por mais triste que isso seja. A vida adulta e suas responsabilidades são totalmente novas pra mim. É engraçado, porque estou prestes a fazer 23 anos, mas passei boa parte dessa vida sem ser uma pessoa dona de si mesma, e ainda sinto que não sou 100% dona de mim por diversos motivos. 5 anos desde que completei 18 anos, mas só me formei na faculdade ano passado, e estou trabalhando de verdade pela primeira vez agora. Eu não falei disso por aqui, mas finalmente comecei a lecionar, o que era um sonho grandioso desde muito nova. Dei aulas para uma turma de 3º ano do Fundamental I durante este ano inteirinho, e para quem acompanhou minhas postagens por aqui através dos anos com certeza deve saber que passei muito tempo sofrendo de problemas relacionados a depressão. Eu mesma achei que não conseguiria dar conta da rotina de ser professora, que seria algo que eu não conseguiria suportar, mas me dei conta que é algo que eu consigo levar com jeito e maestria, e eu não consigo me imaginar fazendo outra coisa da vida senão isso, é a única profissão que é capaz de me deixar feliz. Acho que preciso de uma postagem separada pra falar das minhas experiências em sala de aula, o que eu vou planejar escrever nessas férias.

Além disso, estou sentindo um misto de sensações, sentimentos bons e sentimentos ruins ao mesmo tempo. Preciso dizer que ainda não me livrei do vicío de telas, mas estou trabalhando pra que isso não seja um problema grande pra mim em 2026. Enquanto trabalho, o meu tempo de tela é muito menor pois estou atarefada, mas nas férias ele se acentua tanto que começo a desenvolver sintomas como cansaço, dor de cabeça e nos olhos, dores musculares... É vergonhoso dizer isso, mas em dias onde me sinto muito depressiva chego a passar mais de 10 horas em meu celular, apenas rolando e assistindo vídeos aleatórios que muita das vezes nem são dos meus tópicos de interesse, mas assisto mesmo assim apenas para passar o tempo e diminuir a ansiedade. Outra coisa que percebi é que minha atenção está mais curta, e isso é um problema sério pra mim, pois é difícil focar em ler livros ou ver filmes mais longos como faria antes. Hoje tentei fazer tudo diferente: fiquei parte do dia arrumando o HTML/CSS do blog enquanto ouvia podcasts, e por mais que também seja um uso de tela, criar conteúdo e usar meu cérebro de forma ativa soa mais saudável pra mim do que consumir conteúdo de forma passiva, deixando o algoritmo escolher coisas pra mim. Hoje me senti melhor por isso, e estou tentando organizar uma lista de livros para ler durante esse recesso e investir em outros hobbies também.

Outra coisa que anda me alegrando muito são meus estudos musiciais. Comecei a fazer aula de canto faz 4 meses, mas pretendo investir nisso de uma forma mais ativa, estudando os conteúdos. Criar repertório musical não é e nunca foi um problema pra mim, pois consumo música desde que me entendo por gente, e amo tantos artistas de tantos gêneros diferentes que é difícil até listá-los. Mas confesso que no momento estou viciadíssima em Michael Jackson. Eu sempre o admirei como artista, e lembro da estranheza e vazio que senti quando ele faleceu, embora eu tivesse apenas 6 anos. Meu pai tinha vários CDs que costumávamos ouvir no carro quando eu era pequena, e Ben e We are the World eram minhas músicas favoritas da vida naquela época. Eu ainda não entendia inglês, mas a leveza, a pureza, a felicidade, aquele sentimento bom de conforto que eu sentia ouvindo essas músicas mesmo sendo nova nunca saíram de mim. Ouvindo essas músicas e tantas outras dele agora me faz entender as técnicas que quero desenvolver no canto e no que preciso melhorar. É claro, ele é o maior artista musical de todos os tempos, então com certeza é minha maior inspiração possível.

Também fiz uma compra de final de ano meio impulsiva, mas comprei um teclado musical. Vou explorar os sons e sua arquitetura como uma criança, mas sinto que vai ser divertido aprender um instrumento novo, principalmente um que sempre tive muita curiosidade e interesse. Quando eu era mais nova, eu costumava baixar programas MIDI e tocar no meu PC músicas usando o teclado do computador, cada tecla sendo uma nota diferente. Era divertido, e eu consegui decorar algumas partitutas muitíssimo simples, como Fur Elise e Twinkle Twinkle Little Star. Na  época eu não tinha dinheiro para comprar um teclado, e também tinha vergonha de pedir um presente assim para meus pais, já que eu tinha ganhado um violão anos atrás e foi um desastre (eu ainda não sei tocar violão, e talvez nunca aprenda, mas obrigada pelo presente, pai). De qualquer forma, dar um presente desses pra mim mesma é como presentear o meu eu do passado, curioso e animado para aprender tudo de novo. Espero não desapontá-la.

Finalizo essa postagem com uma recomendação de álbum, que é o que estou ouvindo enquanto escrevo esse post. É a primeira vez que ouço esse álbum na ordem certa, com uma atenção especial a cada detalhe de cada faixa. De forma curiosa, ainda não terminei de ouvir a discografia completa do Michael. Mesmo que eu ignore a início os álbuns de quando ele fazia parte dos Jackson 5 e foque só em sua carreira como solista, ainda está faltando ouvir o álbum Invincible. Acho que por ser o último álbum dele em vida, estou ignorando  porque vou acabar me emocionado ao ouvir e muito provavelmente ele se tornará o meu favorito. É um álbum com músicas com um instrumental delicado e seu vocal de tenor sendo explorado de forma mais suave e angelical. É óbvio que já ouvi a maioria das músicas de forma isolada, mas só considero um álbum ouvido de verdade quando ouço faixa-a-faixa, prestando muita atenção no máximo possível de detalhes. Deve ser por essa razão que estou guardando esse álbum pra um momento mais especial. Espero encontrar esse momento em breve.

Obrigada por ler, e agradeço de coração pelos leitores desse blog estarem comigo em diversos momentos do meu crescimento. Blogo desde os 10 anos de idade, e embora eu tenha trocado de blogs tantas vezes que nem consigo contar, fico feliz por estar registrando meus pensamentos em algum canto da internet por mais de 10 anos. Novamente, muito obrigada!

zhang shuaibo eu te amo!!!!

Que tal ler também?

1 notes

  1. Penso bastante sobre isso, as pessoas hoje, não tem muito tempo de blogar pois estão ocupada com outras coisas (risos).
    Eu que o diga, perdi a vontade de escrever como escrevia no passado, longos textos reflexivos sobre situações.
    Faz anos que não sei o que é ouvir um áudio de vdd. Na vdd, parece que não paro mais para muitas coisas. E eu sempre quis ter um teclado ou piano, sou apaixonada por quem toca.

    ResponderExcluir

Você vai fazer um comentário? Saiba que isso me deixa extremamente feliz e me deixa extremamente grata. Para controlar algumas coisinhas, deixo aqui algumas regrinhas pra que o bem estar se mantenha!

♡ Não xingue ninguém, mantenha sempre a educação para que fiquemos em um ambiente saudável e prospero.

♡ Quer ser afiliado? Pode deixar o link do seu blog na página de afiliados!

♡ Deixe o link do seu blog no final da sua postagem para que eu possa retribuir sua visita! ~

♡ Talvez eu demore um pouquinho para responder seu comentário, juro que não é por mal.

Muito obrigada por me visitar e por estar aqui comigo. ~ Até mais

Lista de Kaomojis
(* ^ ω ^) ☆ *:… o (≧ ▽ ≦) o…: * ☆ (o ^ ▽ ^ o) (‘. • ω •.`) (o · ω · o) (@ ^ – ^) ヽ (* · ω ·) ノヽ (o ^ – ^ o) ノ (^ 人 ^) (^ ▽ ^) (¯ ▽ ¯) (‘. • ᵕ •.`) (≧ ▽ ≦) / (♡ ˙)˙ ♡) (* ¯ ³ *) ♡ (* ♡ ∀ ♡) (♡ ゚ ▽ ゚ ♡) ♡ (¯ ▽ ¯) / ♡ (> ﹏ <) (; ⌣_⌣) (–_–) (╯_╰) (T_T) (╥ω╥) (O_O;) (⊙_⊙) (⌒ ▽ ⌒) (^ – ^ *) / (o’ω`o) ノ (✧∀✧) / (~ ▽ ¯) ~ (^ _ ^ ♪) (~ ˘ ▽ ˘) ~ (˘ ▽ ˘) っ ♨ (͡ ° ͜ʖ ͡ °)